Projeto da FEA Social ajuda a amenizar os efeitos da pandemia na população mais vulnerável

Grupo Social Empoderar

Diante da inquietude e sentimento de impotência dos membros da FEA Social em relação aos males causados pela pandemia a populações vulneráveis, a entidade criou o Social em Ação. O projeto visa, por meio de uma plataforma online que une organizações e doadores, ajudar pessoas que passam por dificuldades durante este período. Denise Miho, diretora de consultoria da FEA Social, faz parte da equipe de divulgação do projeto e contou ao Gente da FEA como ele surgiu e tem atuado.

Miho relata como a pandemia pegou a própria entidade de surpresa e que foi necessário reestruturar diversos aspectos. Os novos membros entraram atrasados e foi possível realizar apenas um ciclo de projetos, na segunda metade do ano. Apesar disso, a área de Consultoria, pela primeira vez, abriu seu processo seletivo para OSCs (Organizações da Sociedade Civil) e negócios de impacto do Brasil inteiro. Ainda, a Incubadora tem realizado um projeto internacional e Eventos se reestruturou para realizar a segunda edição da Impactus – feira de impacto social – de forma totalmente remota.

Nesse contexto, os membros da FEA Social viam uma parcela significante da pessoas, já afetadas por uma crise econômica anterior, sendo ainda mais atingidas pela pandemia. Então, o Social em Ação "veio da vontade e atitude dos nossos membros de se juntarem e pensarem numa iniciativa em que conseguíssemos ter alguma participação ativa dentro dessa pandemia para fazer alguma coisa para a sociedade", conta Denise Miho. Assim surgiu o projeto: o site agrega uma série de organizações, que promovem campanhas para doação de cestas básicas de alimentação e higiene, e que permite que aquele que o acesse realize doações.

A ideia é que a plataforma seja uma ponte entre iniciativas de impacto social interessantes e confiáveis com doadores. A escolha das organizações participantes se deu, a princípio, a partir de ONGs e negócios de impacto com as quais a FEA Social já tinha trabalhado em anos anteriores prestando serviços de consultoria de forma gratuita. Percebeu-se que muitas dessas instituições estavam promovendo iniciativas sociais durante a pandemia, então a entidade entrou em contato para saber se poderiam ajudar de alguma forma, uma vez que já tinham confiança nelas e sabiam da forma como trabalhavam. Na plataforma, essas ONGs recebem um "Selo FEA Social".

Posteriormente, ficou aberto um formulário para que outras organizações pudessem se registrar e participar da plataforma. "Algumas instituições se inscreveram e essas que não têm o selo nunca trabalharam com a gente, mas temos um contato super próximo com elas porque prezamos por ter essa confiança", conta Miho. Ela ainda explica que, além de entrarem em contato com as ONGs, ainda tiveram que aprender a usar a plataforma, criar uma identidade visual e pensar em formas de prestação de contas e transparência: "Começamos do zero e conseguimos transformar em algo bem positivo, bem agregador".

Para doar, basta acessar o portal do Social em Ação e escolher a iniciativa com a qual mais se identifica, o valor que gostaria de doar e a forma de pagamento na plataforma do MercadoPago. Desde junho e até o momento, foram arrecadados mais de 14 mil reais. Esse valor foi capaz de ajudar cerca de 150 famílias, número estimado de acordo com o valor da cesta da ONG Rede Cultural Beija Flor (participante do projeto).

Grupo Social Empoderar

Denise reflete que o Social em Ação, além de causar impacto social para os beneficiários das instituições, ainda contribuiu para que os membros participantes conseguissem desenvolver diversas habilidades. Segundo Miho, o projeto permitiu à FEA Social "ver o quanto a gente consegue fazer como grupo, e tornar esse projeto viável, em tão pouco tempo e de uma forma tão boa, foi muito bonito". Para o futuro, a diretora de consultoria acredita que o projeto será um legado, porque foi criado durante a pandemia de forma emergencial mas a entidade pretende, cada vez mais, expandi-lo e melhorá-lo.

Gente da FEA - dezembro de 2020
Autor: João Mello