Graduação 2020-2021: Perspectivas e alinhamentos

Muito tempo se passou desde o dia em que Wuhan passou a ser foco de conversas, buscas no Google e tema dos grupos de Whatsapp. Naquele momento os calouros ainda estavam aprendendo os caminhos da FEA e da USP. Descobrindo o Bandejão, o CEPEUSP, os eventos culturais que ocorriam nas diferentes unidades, conhecendo seus colegas, professores e funcionários. Pouco tempo se passou entre a chegada do vírus no Brasil e a quarentena iniciada no dia 17 de Março. Menos tempo ainda até o começo das aulas à distância. 

Diversos atores se movimentaram para permitir que a FEA rapidamente migrasse para o ambiente virtual de ensino. Enquanto a Diretoria trabalhava para analisar, selecionar e contratar as licenças para uso do Zoom, as Coordenações de Curso planejavam o retorno às aulas, pensando em como treinar os professores, ajustar conteúdos e calendários. Por sua vez, os professores participaram de treinamentos e orientações, planejando a retomada das aulas à distância. 

O Plano USP para o retorno gradual das atividades presenciais não prevê a retomada das aulas presenciais neste momento. Em razão do recrudescimento da pandemia e do tempo necessário para o desenvolvimento de uma vacina, não existe um horizonte previsto para aulas presenciais. Lembro que a Universidade, ciente do deslocamento de parte de seus alunos para outras cidades, em função do cancelamento das atividades presenciais, terá um cuidado adicional no momento em que as atividades forem ser retomadas presencialmente. Será dado tempo para que os alunos façam seu planejamento e voltem para a cidade onde seu curso está instalado. 

Em paralelo, tanto a Pró-Reitoria de Graduação, como as Coordenações de Curso da FEA, estão envolvidas no processo de reestruturação curricular, atualizações dos Projetos Políticos Pedagógicos e adoção de inovações educacionais. Estas iniciativas tratam de construir inovações a partir dos aprendizados do ensino no ambiente virtual. É inegável o aprendizado que ocorreu, tanto no uso das tecnologias como da compreensão do comportamento dos alunos em ambientes virtuais. A mera transposição da aula presencial para o ambiente virtual traz benefícios parciais e restringe possibilidades. O Comitê de Inovação Pedagógica da FEA-USP tem agendado treinamentos para potencializar o uso da tecnologia e melhorar a experiência de ensino-aprendizado. 

Um ponto central nesse contexto é a dinâmica das interações nos ambientes virtuais. Nota-se uma tendência dos alunos em não abrir as câmeras. A despeito das razões para isso, é inegável o efeito que isso tem na qualidade da aula e motivação dos professores. A experiência de dar aula para quadrados aparentemente vazios é excruciante.  Da mesma forma que um artista modula seu comportamento perante as reações do público, o professor necessita do retorno dos alunos para ir ajustar a sua aula. É importante que cada um dos envolvidos neste contexto tenha consciência do seu impacto na construção coletiva de uma experiência positiva. 

As reflexões e experiências acumuladas apontam para um cenário otimista em relação as aulas à distância em 2021. Os esforços da FEA-USP estarão voltados para a recepção dos calouros de 2021 no ambiente virtual. Teremos que ser criativos para desenvolver positivamente o momento de entrada na Universidade. A partir de um esforço conjunto, envolvendo a Diretoria da FEA, Assistência Acadêmica, as Coordenações de Curso e as Entidades Estudantis, será desenhado um processo de recepção virtual.  Temos também uma preocupação com os alunos ingressantes de 2020 que não tiveram a oportunidade de viver uma experiência universitária completa. 

Nosso planejamento começa com a recepção dos calouros e se estende para construir cenários diversos sobre como se dará a retomada das aulas em 2021. A FEA certamente estará preparada para a opção que se apresenta. Que as notícias recentes das vacinas com altos graus de efetividade na proteção da população se tornem acessíveis em um futuro próximo, permitindo que alunos, funcionários e professores se reencontrem presencialmente na FEA. 

Gente da FEA - dezembro de 2020
Autor: Prof. Andres Rodriguez Veloso (Dep. de Administração)

 

Data do Conteúdo: 
terça-feira, 1 Dezembro, 2020

Departamento:

Sugira uma notícia