Festival "Curta Leo": Nereus divulga os vencedores

 

Após a apuração dos votos dos especialistas e do Júri Popular, foram definidas as produções vencedoras do I Festival Internacional de Curtas Metragens de Insumo-Produto – “Curta Leo”, evento promovido pelo Núcleo de Economia Regional e Urbana da USP (NEREUS). A cerimônia de premiação será realizada virtualmente, no dia 3 de dezembro, às 9h30.

 

O grande vencedor do evento foi o curta-metragem “Comércio de água virtual: uma análise de insumo-produto para a Bahia”, dirigido por Olga Hianni Portugal Vieira, Carolina Silva Ribeiro, Maíra Ferraz de Oliveira Silva, Marianne Costa Oliveira e Enrique Noel Orellana. Realização de um coletivo de alunos da disciplina Modelos Aplicados de Equilíbrio Geral I do Programa de Pós-Graduação em Economia da FEA-USP, a obra foi eleita como melhor filme da mostra competitiva do evento por um júri formado pelos 87 alunos matriculados no curso e pelos professores responsáveis. A produção foi também a favorita do Júri Popular, tendo recebido 18% dos 1121 votos. Utilizando uma linguagem poética da literatura de cordel, o trabalho mapeia o conteúdo de água virtual em todos os fluxos econômicos relacionados a economias locais e regionais a partir do Estado da Bahia. Um dos jurados ressalta que “utilizar a poesia para retratar do ponto de vista das relações econômicas a escassez de um recurso natural, tão importante para a região, ajudou a cativar a audiência do evento”.

 

Duas menções honrosas foram concedidas. “O que acontece em Brasília fica em Brasília” foi um dos favoritos do Júri Popular com 17% dos votos, tendo sido produzido e dirigido pelos alunos Daniel Massen Frainer, Felipe de Sá Tavares, Iago Luiz da Silva, José Henriques da Silva Ribeiro Júnior, Lucas Eduardo Veras Costa, Luiz Augusto Ferreira Magalhães, Marcio Guerra Amorim e Wesley Osvaldo Pradella Rodrigues. Em um trabalho de ficção científica, os autores avaliam como seria a economia brasileira caso a Capital Federal fosse eliminada do mapa.

 

A segunda menção honrosa foi concedida a “Simulação dos impactos econômicos da extinção das empresas automobilísticas de Goiás: uma análise de insumo-produto inter-regional”, de autoria de Bruna Maria Oliveira Benitres Ferreira Barone, Cleyzer Adrian da Cunha e Larissa Barbosa Cardoso. O trabalho faz uma análise da cadeia de valor da indústria automobilística no Estado de Goiás, contemplando o histórico de incentivos dados para a atração de montadoras para dentro dos limites territoriais do Estado. Será que tais concessões valeram a pena? – indagam os autores.

 

Confira aqui os vídeos vencedores do Festival:

1º Lugar:

"Comércio de água virtual: uma análise de insumo-produto para a Bahia"

Olga Hianni Portugal Vieira, Carolina Silva Ribeiro, Maíra Ferraz de Oliveira Silva, Marianne Costa Oliveira, Enrique Noel Orellana

 

Menções honrosas:

"O que acontece em Brasília fica em Brasília"

Daniel Massen Frainer, Felipe de Sá Tavares, Iago Luiz da Silva, José Henriques da Silva Ribeiro Júnior, Lucas Eduardo Veras Costa, Luiz Augusto Ferreira Magalhães, Marcio Guerra Amorim, Wesley Osvaldo Pradella Rodrigues

"Simulação dos impactos econômicos da extinção das empresas automobilísticas de Goiás: uma análise de insumo-produto inter-regional"

Bruna Maria Oliveira Benitres Ferreira Barone, Cleyzer Adrian da Cunha, Larissa Barbosa Cardoso

 

 

Data do Conteúdo: 
terça-feira, 17 Novembro, 2020

Departamento:

Sugira uma notícia