FEAUSP comemora seus 75 anos com ciclo de conferências sobre a “nova era em construção”

Por Cacilda Luna

A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (FEAUSP) está completando 75 anos de fundação. Para comemorar a data, a FEA programou para a semana de 4 a 8 de outubro uma série de “aulas magnas”, tendo como convidados figuras notórias do cenário político, científico e acadêmico. O ciclo de conferências terá início no dia 4, às 11h15, com a apresentação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que falará sobre “A política na Nova Era em construção”. Os eventos terão transmissão pela internet.

CartazProgramacao75anos

Além de FHC, a semana de “aulas magnas” contará com os seguintes conferencistas e temas: a secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Patricia Ellen da Silva, que discorrerá sobre “O desenvolvimento na construção da Nova Era”; o presidente do BDMG, Sergio Gusmão, que abordará sobre “O sistema financeiro na construção de uma Nova Era”; o ex-presidente e ex-diretor científico da Fapesp, Carlos Henrique de Brito Cruz, que falará sobre “A ciência na construção de uma Nova Era”; a deputada Tabata Amaral, que tratará do tema “As novas lideranças e a construção da Nova Era”; e a presidente do CAVC (Centro Acadêmico Visconde de Cairu), Fabiana Martins do Rego, que coordenará uma mesa sobre os “75 anos de CAVC: uma reflexão sobre o futuro da educação” com a participação do ex-ministro da Educação Aloízio Mercadante e da presidente da UNE Bruna Brelaz.

“A Nova Era em Construção” é o tema central escolhido para a celebração dos 75 anos da FEAUSP. “A construção de uma nova era, centrada na sustentabilidade e na transformação digital, exige o repensar das instituições. Isto significa renovar seus laços com uma sociedade em rápida transformação. Essa renovação implica na defesa de valores universais, no reforço do compromisso com a equidade e na medição dos impactos sociais. A FEA, assim como toda a Universidade, deve ter objetivos estratégicos e adequar-se às novas demandas da contemporaneidade, repensando o papel dos docentes e pesquisadores, sua contribuição para o avanço do conhecimento e seus ciclos de formação”.

Programação do Ciclo de Conferências – FEA 75 Anos

“A Nova Era em Construção”

04/10 – 11h15

Conferencista Fernando Henrique Cardoso - “A política na Nova Era em construção”
Mediadores: Profs. Drs. Fábio Frezatti, José Afonso Mazzon e Jacques Marcovitch

05/10 – 17h45

Conferencista Patricia Ellen da Silva - “O desenvolvimento na construção da Nova Era”
Mediadores: Profs. Drs. Maria Dolores Montoya Diaz e Joaquim Guilhoto

06/10 – 17h45

Conferencista Sergio Gusmão - “O sistema financeiro na construção de uma Nova Era”
Mediadores: Profs. Drs. Eduardo Amaral Haddad e Simão Davi Silber

07/10 – 11h15

Conferencista Carlos Henrique de Brito Cruz - “A ciência na construção de uma Nova Era”
Mediadores: Profs. Drs. Guilherme Ary Plonski e Edgard Bruno Cornacchione Jr.

07/10 – 17h45

Coordenação de Fabiana Martins do Rego – “75 anos de CAVC: uma reflexão sobre o futuro da educação”
Mediadora: Fabiana Martins do Rego (Presidente do CAVC)
Convidados: Prof. Aloizio Mercadante (ex-Ministro da Educação) e Bruna Brelaz (Presidente da UNE)