Equipe da FEA vence etapa Brasil do CFA Institute Research Challenge

Cacilda Luna

A equipe da FEA, formada pelos estudantes Isabel Saffioti, Lucas Gabriel Vieira, Jonas Fóz, João Henrique Ferrarini e Rafael Galvão, venceu a etapa Brasil do CFA Institute Research Challenge, a maior e mais concorrida competição universitária de finanças do mundo, promovida pelo CFA Institute (CFA Society Brazil), líder mundial no desenvolvimento e definição de padrões acadêmicos e profissionais nas áreas de finanças e investimentos. Orientado pela professora Liliam Carrete, do departamento de Administração, o grupo terá o desafio agora de enfrentar a etapa da América Latina, a ser realizada em abril. Além da equipe da FEA, representará o Brasil o time da Fucape Business School, que também venceu a etapa local.

Este foi o 15º CFA Institute Research Challenge Brazil, que teve a participaçao de 53 grupos. Sob a orientação de um faculty advisor e um mentor da indústria, cada equipe recebeu o desafio de analisar e escrever sobre uma determinada empresa que possui ações negociadas em bolsa de valores, entrevistando representantes da companhia e elaborando um relatório de análise (initiation of coverage) que foi apresentado para uma banca de juízes. Nesta edição 2020-2021 (a competição sempre começa no segundo semestre), a Tenda foi a empresa escolhida pelos organizadores para ser a Subject Company, ou seja, a empresa analisada pelos competidores.

A competição é uma grande oportunidade para alunos de diversas universidades desenvolverem conhecimentos mais avançados e adquirirem novas competências, e além disso terem seu talento reconhecido internacionalmente. É considerada uma ponte entre a academia e o mercado. Os participantes vivenciam uma experiência prática da profissão de analista de ações (equity research analyst) e recebem mentoria de profissionais de mercado.

A estudante do 3º ano de Economia, Isabel Saffioti, da equipe da FEA, disse que uma das maiores dificuldades enfrentadas pelo grupo foi em relação ao tempo. “Tínhamos que nos dedicar à graduação, aos nossos estágios e também à competição”. Como é uma competição de alto nível, que requer análises profundas e um grande volume de trabalho, eles tiveram de direcionar todo tempo livre para a competição. “Foram muitas reuniões de madrugada e aos finais de semana, mas com certeza valeu a pena. Foi uma enorme realização para nós”.

Em relação ao futuro da carreira, Isabel acredita que participar do CFA Research Challenge é um enorme aprendizado pois os tornará melhores profissionais. “Há bastante reconhecimento do mercado em relação à competição, o que pode nos trazer muitas oportunidades de carreira”.

A próxima etapa da competição será a Sub-Regional. “Iremos representar o Brasil na etapa da América Latina, que ocorrerá em abril. Se ganharmos, representamos as Américas na etapa global”, ressaltou Isabel Saffioti. A equipe da FEA já tem know-how em competições universitárias internacionais. No ano passado, eles foram finalistas do Constellation Challenge. Jonas Fóz cursa o 3º ano de Economia, e os demais João Ferrarini, Rafael Galvão e Lucas Gabriel Vieira estão no 3º ano de Administração.

terça-feira, 8 Dezembro, 2020