Congregação concede título de professor emérito post-mortem a Armando Catelli

A Congregação da FEA aprovou em sua reunião do dia 18 de novembro a concessão do título de professor emérito post-mortem a Armando Catelli, falecido em 2017, aos 83 anos. Considerado o “gênio da controladoria”, Catelli foi professor titular do departamento de Contabilidade e Atuária, onde atuou por mais de 40 anos. Ele ajudou a formar gerações de mestres e doutores na FEA e se dedicou à capacitação de centenas de contabilistas, controllers e executivos.

As ideias de Armando Catelli estão embutidas na maioria dos livros de controladoria lançados no Brasil. No final da década de 70, ele questionou a contabilidade tradicional e propôs algumas mudanças. Catelli criou o GECON, Sistema de Gestão Econômica, um modelo gerencial inovador de mensuração de custos baseado em gestão por resultados econômicos. O GECON inovou a área de controladoria das organizações, pois tinha uma visão que ia além do lucro. Na nova abordagem, cada área da empresa deveria se preocupar em trazer resultados econômicos.

Com o GECON, o professor Armando Catelli conseguiu introduzir o que a contabilidade formal jamais foi capaz, que é o conceito de custo de oportunidade na sua absoluta plenitude e a receita de oportunidade. Na concepção dele, não existe centro de custos na empresa, e o departamento de contabilidade, na verdade, é um departamento de produção de resultados.

O professor Carlos Alberto Pereira, que foi um dos orientados pelo professor Armando Catelli, assim como os colegas Edgard Cornacchione e Reinaldo Guerreiro, disse que Catelli representou um marco na área da contabilidade. Segundo ele, existe a controladoria antes e depois do professor Catelli. Ele disse que todos os livros publicados após o GECON comprovam a eficiência da gestão econômica, criada pelo mestre. Pereira, Cornacchione e Guerreiro integraram o grupo de estudos do GECON na FEA e chegaram a trabalhar com Catelli em vários projetos.


Gente da FEA - Dezembro de 2020

Autora: Cacilda Luna

Data do Conteúdo: 
quinta-feira, 3 Dezembro, 2020

Departamento:

Sugira uma notícia